As 5 camadas da Córnea

5-camadas-da-cornea

A córnea é a camada mais externa do olho, a parte fibrosa que, além de proteger, é responsável também por dois terços da formação da visão. Ela funciona como uma lente sobre a íris (parte colorida do olho) e, por ser transparente, permite a entrada da luz ao olho.

A córnea possui cinco camadas.

AS 5 CAMADAS DA CÓRNEA

Epitélio

É a camada superficial da córnea, composta por células providas de grande capacidade de regeneração.

Membrana de Bowman

É constituída a partir de células do epitélio basal, lâmina basal e fibras do Estroma anterior.

Estroma

É o tecido responsável por sustentar a célula, conhecido como tecido conectivo.

Membrana de Descemet

Esta membrana é responsável por revestir a superfície do Estroma e uma camada posterior, localizada próximo ao Endotélio: células hexagonais responsáveis por manter a transparênciadas camadas da córnea.

Além da transparência, uma córnea saudável apresenta curvatura que ajuda a formar a imagem na retina, com foco e nitidez. Qualquer tipo de alteração nesta curvatura prejudica a visão.

Conheça aqui as patologias de uma córnea não saudável. 

Alterações no formato e na transparência da córnea podem comprometer seriamente a visão. Desta forma, deve-se procurar um médico oftalmologista ao sintoma de qualquer alteração na visão.

Entre as alterações/doenças mais comuns que atingem a córnea, podemos destacar:

Ceratite

Ceratite é qualquer inflamação na córnea, que pode ser infecciosa ou não, superficial ou profunda, de ocorrência única ou múltipla.

Os sinais e sintomas da ceratite são: lacrimejamento, secreção, dor ou ardência ocular, maior sensibilidade à luz, vermelhidão ocular, vermelhidão e inchaço palpebral, diminuição da visão.

Vários tipos de ceratite são tratados em questões de dias e os sintomas desaparecem. Algumas vezes, contudo, a ceratite deixa cicatrizes profundas na córnea, afetando a qualidade visual. A falta de tratamento ou a demora em procurar o especialista pode levar a complicações, incluindo glaucoma, úlcera de córnea e até cegueira.

Úlcera de Córnea

A úlcera de córnea é uma ferida aberta na superfície da córnea, como uma erosão. Pode atingir somente a camada mais externa da córnea, o epitélio, mas também pode ter maior penetração até ao ponto de perfurar a córnea.

É sempre um quadro emergencial em oftalmologia, requerendo disciplina do paciente no tratamento, com visitas diárias ao oftalmologista por curto período de tempo.

A complicação de uma úlcera pode levar à cegueira ou à perda do olho.

As opções de tratamento dependem do tamanho, gravidade e tempo de evolução da doença. Pode variar desde tratamento clínico não intervencionista com antibióticos, lubrificação intensa, curativo oclusivo e lente de contato terapêutica, a procedimentos cirúrgicos, como recobrimento conjuntival e tarsorrafia (fechamento parcial das pálpebras).

Ceratocone

O Ceratocone é uma doença não inflamatória da córnea, tornando-a progressivamente mais fina e irregular, o que provoca a distorção das imagens visuais.

São opções de tratamento do Ceratocone: o uso de óculos ou lentes de contato, lentes de contato especiais, crosslinking, implante de anel intracorneano e transplante de córnea.

Outros métodos utilizados para a recuperação de alterações na córnea:

  • Cirurgia refrativa a laser: LASIK E PRK
  • Implante de anel intra-corneano para correção de Ceratocone
  • Crosslink para estabilização do Ceratocone
  • Transplante de Córnea

 

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora