Saiba o que é Ceratocone e seus tratamentos

Saiba o que é Ceratocone

O QUE É CERATOCONE?

Ceratocone é uma doença ocular que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção distorcidas de imagens. Ele se desenvolve geralmente na adolescência, e progride até os 35 a 40 anos de idade. É uma doença que afeta de 1 a cada 1000 pessoas.

Sua progressão normalmente é lenta, porém é impossível prever quão rápido irá progredir, ou mesmo se realmente progredirá em um determinado caso.

Tratamentos para Ceratocone
Imagem gráfica globo ocular normal e globo ocular com ceratocone

Os jovens com Ceratocone em escalas avançadas têm maior chance de progressão. Após os 35 anos de idade a doença se estaciona, na maioria dos casos.

Em mais de 90% dos casos o ceratocone acomete os dois olhos, entretanto, um dos olhos geralmente é mais afetado que o outro. Homens e mulheres são afetados na mesma proporção.

As causas específicas ainda não são conhecidas, mas a origem mais provável é a genética. Apesar disto, somente 20% dos pacientes com ceratocone tem alguém na família com a doença. Quando não existirem casos na família, a probabilidade dos filhos terem ceratocone é menor que 15%. Os pacientes que apresentam predisposição e tem o hábito de coçar os olhos, geralmente vão ter uma doença mais precoce e mais avançada. O ato de coçar os olhos altera a composição das enzimas na córnea, o que reduzem ainda mais sua resistência.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

O principal sintoma do Ceratocone é a visão borrada e distorcida, tanto para longe quanto para perto. Alguns pacientes podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto), halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) e coceira.

Na sua fase inicial, o Ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau de suas lentes corretivas com maior frequência.

O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas detectadas e em exames objetivos como a Topografia Corneana e a Paquimetria Ultrassônica.

TRATAMENTOS PARA CERATOCONE 

Com o objetivo de proporcionar uma boa visão ao paciente e, principalmente, preservar a saúde da córnea, as alternativas de tratamento sempre são avaliadas na seguinte ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

Alternativas não-cirúrgicas:

• Óculos

A primeira alternativa para tratamento do Ceratocone é a prescrição de óculos. Na maioria dos casos, quando o astigmatismo irregular ainda é baixo, é possível obter uma acuidade visual aceitável.

 Lentes de Contato

Quando os óculos não forem capazes de proporcionar uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa.

Geralmente utiliza-se a lente rígida gás permeável, que visa proporcionar uma melhor acuidade visual e, principalmente, assegurar a saúde fisiológica da córnea.

Alternativas cirúrgicas:

 Crosslink

Consiste na ligação de colágeno corneano com a riboflavina.

É feita a remoção do epitélio (camada mais externa do tecido corneano) da região central da córnea, de forma a expor a superfície para aplicação de uma solução de riboflavina, que nada mais é que a vitamina B2, para aumentar a resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone.

• Transplante de Córnea

O transplante de córnea se torna necessário nos casos em que a correção visual não pode mais ser feita com o uso de óculos ou lentes de contato.

Isso se dá quando o afinamento da córnea se torna excessivo, ou cicatrizes corneanas resultantes do uso de lentes de contato tornam-se um problema frequente ou quando houver presença de leucoma (opacificação corneana) importante.

 Implante de Anel Corneano

Uma alternativa cirúrgica para o transplante de córnea é o implante de segmentos de anel corneano (anel intra-estromal).

O procedimento, realizado em uma base ambulatorial com anestesia local, oferece o benefício de ser reversível e potencialmente substituível, uma vez que não envolve a remoção de tecido ocular.


 

Comentários

Comentários

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora