O que você encontrará neste post:
O que é a fadiga visual?
A fadiga visual ocorre pela contínua e prolongada atividade a distância reduzida, ocasionando os seguintes sintomas:
- dores de cabeça,
- “vermelhidão” e “olhos secos”,
- irritação ocular,
- cansaço visual,
- sensação de tensão e prurido ocular,
- dificuldade em manter a focagem das imagens, entre outros.
A fadiga visual é consequência das modificações dos processos de trabalho e o uso crescente do computador e celular.
A fadiga visual pode ser também consequência de uma doença ocular na qual o paciente necessite de tratamento médico.
O correto é consultar um médico oftalmologista, caso haja a persistência dos sintomas.
Quais os sintomas de vista cansada?
Sintomas como ardor, aquela sensação de estar com areia nos olhos, lacrimejamento constante, sensação de cansaço, dor ocular, visão borrada e com lentidão, evidenciam a vista cansada.
Geralmente, os sintomas ocorrem quando os olhos ficam expostos a imensas horas à luz das telas de computador, celular e/ou TV.
De maneira que há uma diminuição no número de piscadas, ressecando a superfície ocular, gerando assim um grande desconforto nos olhos.
Ambientes de trabalhos fechados, com ar-condicionado, acentua o ressecamento dos olhos. O ar seco desses ambientes não fazem bem e compromete a saúde dos olhos.
Segundo oftalmologistas, o ser humano, em atividades normais, pisca cerca de até 22 vezes por minuto. Todavia, quando os olhos estão expostos à tela dos equipamentos eletrônicos, esse número cai para até 6 vezes por minuto. Isso é muito ruim.
Como saber se você precisa usar óculos de descanso?
Hoje, a forma de trabalho mudou, assim como o ambiente. Além das longas estações de trabalho, profissionais passam horas a fio trabalhando diante de telas de computadores, em ambientes fechados e com ar-condicionado ligado o tempo todos.
Não é preciso dizer o quanto essa nova realidade contribui para o cansaço físico, mental. E os olhos vão reagir a isso, certamente.
É por esse motivo que é comum aos trabalhadores fazerem uso de óculos de descanso. Esse tipo de lente foi criada para pessoas que passam muito tempo diante de telas.
O uso de lentes de descanso é indicada para pessoas de qualquer idade. Agora, para quem já passou dos quarenta anos, as lentes de descanso atuam de forma diferente; elas também podem ajudar o indivíduo a focar objetos, quando não há incidência de luz.
As lentes para óculos de descanso podem ser monofocais, bifocais ou progressivas.
Fazer visitas regulares ao oftalmologista é fundamental, pois somente o médico poderá avaliar a saúde dos olhos, indicando assim a melhor lente de descanso.
O oftalmologista, geralmente, prescreve óculos de descanso para as pessoas usarem ao ler, assistir à televisão, trabalhar no computador ou celulares.
O efeito é bastante benéfico, pois o paciente vai sentir muito mais conforto na realização de suas tarefas.
Vale dizer que os óculos de descanso são prescritos para finalidade específica. A saber, trabalhar com computadores, prática do tiro, tocar piano, entre outros.
O importante é o paciente saber se está com os sintomas de vistas cansadas e se esses sintomas persistem.
Dessa forma o indicado é consultar o especialista, um oftalmologista, para que apenas ele recomende e prescreva quais serão as lentes de descanso.