O que é o exame Tomografia de Coerência Óptica – OCT?


A tomografia de coerência óptica OTC é uma modalidade de aquisição de imagem não-invasiva.

Com a realização do exame, é possível obter imagens tomográficas de alta resolução, por meio de cortes transversais das estruturas internas da retina, por meio da medida de atraso do “eco luminoso” e a intensidade de reflexão da luz nos tecidos.

A tomografia de Coerência Óptica OCT é uma tecnologia moderna. A imagem captada é de altíssima resolução. Isso porque é usado um recurso com princípio de interferometria de baixa coerência e, por meio de cortes na estrutura ocular, permite, ao profissional, observar e, por conseguinte, diagnosticar o tecidual de maneira não-invasiva.

O exame de tomografia de Coerência Óptica OCT é baseado na análise digital da estrutura da retina e coriocapilar. É como se houvesse um corte histológico dessa estrutura, permitindo a visualização de várias camadas, a partir da leitura da reflexão de uma luz infravermelha, projetada no fundo do olho, por meio de uma fonte superiluminescente de diiodo.

No momento do exame, o computador transforma as informações em gráficos, tabelas, programas de análise e comparação de dados, obtidos com exames normais e imagens coloridas, que são armazenadas e usadas, conforme indicação do exame.

O exame é indicado para estabelecer diagnóstico de patologias oculares, como:

  • Retinopatia diabética;
  • Degeneração macular relacionada a idade;
  • Buraco macular, entre outros.

Para que serve o exame de OCT?

Com o exame de OCT, é possível fazer uma avaliação do (a):

  • Disco óptico;
  • Camada de fibras nervosas da retina;
  • Estrutura tecidual da retina neurossensorial;
  • Complexo epitélio pigmentário da retina/coriocapilar.

O aparelho de exame de tomografia de coerência óptica OCT oferece benefício aos pacientes com glaucoma, pois ajuda no detalhamento do estudo da pupila óptica e da camada de fibras nervosas, além de ser avançado em diagnóstico e controle da progressão.

A análise das imagens obtidas pelo exame de OCT tem sido de grande relevância, tornando esse método um exame subsidiário essencial não somente para diagnóstico, mas também para tratamento de determinadas alterações, principalmente do polo posterior e da região do disco óptico.

Onde fazer o exame OCT?

No Instituto de Medicina Ocular Dr. Ricardo Sallum. Aqui você vai encontrar um corpo clínico especializado para realização de exames e tratamentos de astigmatismo, miopia, hipermetropia, conjuntivite, vista cansada (presbiopia), catarata, glaucoma, ceratocone, olho seco, entre outros problemas que comprometam a capacidade de visão.

Instituto de Medicina Ocular Dr. Ricardo Sallum possui uma estrutura clínica completa, com equipamentos de última geração, que possibilitam a realização dos mais variados diagnósticos, exames, tratamentos e procedimentos cirúrgicos.

Se você precisa de qualquer cuidados com os seus olhos, o Instituto de Medicina Ocular Dr. Ricardo Sallum vai lhe receber com todo carinho e cuidado que merece.

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora