Mapeamento de retina: o que é e para que serve?


O mapeamento de retina é um exame no qual o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento. Esse exame também é conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia.

Como é exame mapeamento de retina?

O procedimento é muito simples e ocorre da seguinte maneira:

  • A pupila do paciente é dilatada com o uso de colírios;
  • Uma luz é projetada no fundo do olho do paciente de maneira que, por meio de uma lente, o médico possa observar a imagem refletida;
  • Com o paciente sentado, o oftalmologista examina o fundo de olho e desenha as alterações encontradas.

Para que serve o exame de mapeamento de retina?

O exame de mapeamento de retina é feito para avaliar a retina e procurar por alguma alteração, tanto na área central como na sua periferia.

Com esse exame é possível ao médico identificar alterações que podem comprometer a visão e a saúde do paciente.

É por meio desse exame que o médico analisar o fundo do olho para assim corrigir possíveis enfermidades.

Como, por exemplo:

  • Descolamento de retina;
  • Degenerações retinianas;
  • Doenças da mácula;
  • Tumores;
  • Oclusões vasculares;
  • Hemorragias;
  • Infecções.

Além disso, o mapeamento de retina também pode ser indicado em bebês prematuros, com idade até 32 semanas ou com peso até 1.500.

O exame é recomendado para verificar casos de retinopatia da prematuridade, doença que provoca alterações nos vasos sanguíneos do bebê.

Quanto tempo demora para fazer exame de mapeamento da retina?

Em torno de uma hora, principalmente pela necessidade de dilatar as pupilas.

Mas não há necessidade de preocupação. Trata-se de um exame indolor.

Vale ressaltar que a visão pode ficar nublada de 2 a 4 horas, após a dilatação, e o paciente sentir sensibilidade à luz nas primeiras horas após o uso dos colírios.

Qual a diferença entre mapeamento de retina e retinografia?

Retinografia é a foto do fundo do olho, colorida ou com filtro red-free do fundo do olho. Ela pode servir para documentar o nervo óptico em casos de glaucoma ou a retina em casos de diabetes e diversas outras doenças.

Mapeamento de retina é a avaliação do fundo de olho, sem foto, pelo método indireto, que da para avaliar até a periferia retiniana.

No caso do médico precisar avaliar cuidadosamente a periferia da retina roturas ou degenerações esse é um dos melhores exames disponíveis e em muitos locais é feito de rotina em todos os pacientes, devido ao grande número de informações que ele proporciona.

Onde fazer o Mapeamento de retina?

No Instituto de Medicina Ocular Dr. Ricardo Sallum. Aqui você vai encontrar um corpo clínico especializado para realização de exames e tratamentos necessários em casos de alterações retinianas ou qualquer alteração e necessidade que seus olhos precisarem para reestabelecer  sua capacidade visual.

O Instituto de Medicina Ocular Dr. Ricardo Sallum possui uma estrutura clínica completa, com equipamentos de última geração, que possibilitam a realização dos mais variados diagnósticos, exames, tratamentos e procedimentos cirúrgicos.

Se você precisa de qualquer cuidados com os seus olhos, o Instituto de Medicina Ocular Dr. Ricardo Sallum vai lhe receber com todo carinho e cuidado que merece.

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora