O que devo saber sobre lentes de contato?


Neste artigo conheça as principais de lentes de contato e confira quais são cuidados necessários durante o uso.

As lentes de contato têm a mesma função dos óculos em corrigir os defeitos visuais. Porém existem algumas patologias corneanas que só podem ser corrigidas com o uso das lentes de contato.

Departamento de lentes de contato

Todas as pessoas são potenciais usuárias de lentes de contato, desde que indicado por um oftalmologista; que irá fazer os devidos testes afim de definir qual a melhor opção para cada paciente.

Existem basicamente dois tipos de lentes de contato que são as mais prescritas: as lentes rígidas e gelatinosas. Elas se subdividem em vários modelos.

Lentes de contato gelatinosas

Falaremos a princípio das lentes de contato gelatinosas:

Lentes de contato gelatinosas

São lentes que proporcionam flexibilidade e conforto. Elas podem ser de uso diário, mensal ou anual; que nos denominamos de troca programada de acordo com cada paciente avaliado.

Lentes de contato gelatinosas descarte diário

São indicados para pacientes que querem fazer o uso esporádico das lentes, intercalando com os óculos.

Excelentes para prática de esportes ou para aqueles pacientes que gostariam de usar quando forem a uma ocasião festiva.

Lentes de contato de descarte mensal

São indicadas para pacientes que usam quase todos os dias ou que não toleram muito bem os óculos. São também muito bem toleradas para prática de esportes.

Lentes de contato gelatinosas de descarte anual

Atualmente estas lentes são pouco utilizadas e indicadas devido ao grande risco de contaminação e pela baixa oxigenação que elas oferecem.

Indicações das lentes de contato gelatinosas

São indicadas para pacientes com miopia, hipermetropia, com baixo ou nenhum astigmatismo e também para pacientes que possuem a vista cansada (chamada de presbiopia).

Lentes de contato gelatinosas tóricas

Existe um modelo especial de lentes de contato gelatinosas para pacientes que possuem astigmatismo até -3,50 graus. Estas lentes são chamadas de tóricas e tem a capacidade de corrigir tanto a miopia ou hipermetropia associado ao astigmatismo.

Lentes de contato gelatinosas multifocais

São lentes gelatinosas indicadas para correção da visão do paciente para longe e para perto quando este já possuir deficiência visual após os 40 anos (presbiopia ou vista cansada).

cuidados com lentes de contato

Lentes de contato rígidas ou semirrígidas (gases permeáveis)

Lentes de contato rígidas

Foram as primeiras lentes com características rígidas a serem lançadas. Possuem material menos flexível do que as gelatinosas e que as semirrígidas.

São lentes que possuem ótima mobilidade e qualidade visual, porém elas possuem baixo índice de permeabilidade ao oxigênio.

Lentes rígidas possuem excelente capacidade de correção para alto grau de astigmatismo.

Lentes de contato de gás permeável

Estas lentes foram lançadas posteriormente as lentes rígidas e possuem como característica do seu material uma excelente permeabilidade ao oxigênio, além da alta capacidade de correção de todos os tipos de grau que o paciente tiver.

É considerada a lente que mais respeita a fisiologia da córnea do paciente além de um ótimo conforto após adaptada.

Lentes de Contato Esclerais

Este modelo é caracterizado como lente de maior diâmetro, sendo pouco flexível. Ela oferece bastante conforto e alta capacidade de correção para casos mais avançados de degenerações corneanas, tais como: ceratocone, degeneração marginal pelúcida e etc.

Estas lentes são muito indicadas também para casos severos de olhos secos.

As lentes esclerais, devido ao fato de se apoiarem sobre a esclera, proporcionam um excelente conforto.

Lentes de contato Semi-Escleral

Este modelo de lente é muito semelhante a lente escleral, o que difere é o diâmetro.

São lentes indicadas para tratamento e correção dos diversos tipos de graus e alto astigmatismo também.

Possuem excelente conforto no uso diário.

Limpeza e armazenamento das lentes de contato

Cuidados com a lente de contato

A limpeza deve ser minuciosa, já que uma lente de contato mal higienizada pode desencadear diversos distúrbios oftalmológicos, tais como: conjuntivite ou úlcera nas córneas.

Primeiramente é fundamental estar com as mãos devidamente limpas. Em seguida certifique-se de que está utilizando a solução recomendada pelo seu oftalmologista soro fisiológico, água ou shampoo neutro não vão garantir a limpeza completa da lente, ok?

Lembre-se de higienizar o estojo das lentes também e de renová-lo a cada três meses. Assim você evita qualquer acúmulo de sujeiras ou bactérias! E, claro, estar atento à validade da lente.

Usá-las fora desse prazo, além de não cumprirem mais com a função oftalmológica, podem acumular fungos que podem danificar o seu olho.

Dicas para uso das lentes de contato

Quando você estiver usando lentes de contato é bom atentar para alguns cuidados importantes:

  • Não coce os olhos quando usá-las: na verdade não se deve fazer isso hora nenhuma, mas enquanto estiver com elas, coçar pode machucar seus olhos ou danificar a superfície da lente ou mesmo arranhar seus olhos.
  • Evite contato com a água: isso serve tanto para limpeza como para outros hábitos. A água é um ótimo veículo de bactérias e contribui para a formação de fungos, portanto tomar banho e abrir os olhos com a lente pode contaminar ou deteriorar sua lente. Piscina então, nem se fala. Se ocorrer o contato com a água da piscina ou mar; lembre-se de quando puder lave-as com a solução especifica.

Qual o melhor tipo de lente para quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo?

Para cada paciente há uma recomendação adequada. O seu oftalmologista irá indicar e adaptar. Não existe uma lente especifica para cada defeito visual.

Lentes de Conta

Faça o acompanhamento com um oftalmologista

Somente um oftalmologista poderá te instruir sobre detalhes de uso das suas lentes de contato. Faça visitas periódicas, pois será avaliado se as lentes estão trazendo qualquer prejuízo para seus olhos.

Departamento de lentes de contato da clínica IMO

O Departamento de Lentes de Contato do IMO – Instituto de Medicina Ocular Dr Ricardo Sallum conta com profissionais gabaritados e experientes para adaptação das diversas Lentes de Contato especificas para cada caso. Para prestar um serviço completo e individualizado, o IMO está apto a realizar todos os exames e procedimentos necessários para a correção oftalmológica de seus pacientes.

Algumas das indicações para uso das Lentes de Contato

  • Degeneração e Distrofias Corneanas (Ceratocone);
  • Miopia;
  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo e Vista Cansada;
  • Pós-refrativa;
  • Pós-transplante;
  • Pós-anel intracorneano;
  • Lentes cosméticas.

Entre em contato com nossa equipe de atendimento para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas sobre lentes de contato.

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora