Conheça os cuidados com lentes de contato

cuidados com lentes de contato

Sensíveis, delicadas e fáceis de se perder: quem tem lentes de contato sabe da importância que é ter um cuidado especial com elas.

No final desse artigo você vai descobrir maneiras simples que vão auxiliar você na hora de limpar, armazenar e aplicá-las sem maiores problemas.

Limpeza e armazenamento das lentes de contato

A limpeza deve ser meticulosa, já que uma lente de contato mal higienizada pode desencadear diversos distúrbios oftalmológicos, como conjuntivite ou úlcera nas córneas, por exemplo.

Primeiramente é fundamental estar com as mãos devidamente limpas. Em seguida certifique-se de que está utilizando a solução recomendada pelo seu oftalmologista – soro fisiológico, água ou shampoo neutro não vão garantir a limpeza completa da lente, ok? Lembre-se de higienizar o estojo das lentes também, e de renová-lo a cada três meses. Assim você evita qualquer acúmulo de sujeiras ou bactérias.

E, claro, estar atento a validade da lente. Usá-las fora desse prazo, além de não cumprirem mais com a função oftalmológica, podem acumular fungos que podem danificar o seu olho.

Lentes coloridas

As lentes de contato exigem alguns cuidados básicos antes de serem usadas, por isso é muito importante a opinião de um oftalmologista antes, mesmo se for uma lente decorativa. Estamos falando das lentes de contato coloridas, que não possuem uma função corretiva.

O que muitos não sabem é que elas necessitam do mesmo nível de cuidado das lentes oftalmológicas convencionais. Isso abre espaço para curiosos de plantão que podem acabar não tendo o cuidado necessário para usá-las.

Usar lentes de terceiros pode causar problemas gravíssimos como alergias e infecções úlceras corneanas que muitas vezes podem ser irreversíveis.

Cuidados com a lente de contato

Cuidados gerais com as lentes de contato

Quando você estiver usando lentes de contato é bom atentar para alguns cuidados importantes:

  1. Lembrar de removê-las

Por mais que pareça óbvia, essa é uma dica importantíssima. Muitas pessoas esquecem ou negligenciam o período de uso das lentes de contato, na maioria dos casos, dormindo com elas. Isso é muito grave, pois a lente de contato, ainda que cumpra sua função, atrapalha a respiração do olho, e ultrapassar o tempo indicado de uso pode contribuir para inflamações ou irritações no local.

  1. Não coce os olhos quando estiver usando-as

Na verdade não se deve fazer isso hora nenhuma, mas enquanto estiver com elas coçar pode machucar seus olhos ou danificar a superfície da lente ou mesmo arranhar seus olhos.

  1. Evite contato com a água

Isso serve tanto para limpeza como para outros hábitos. A água é um ótimo veículo de bactérias e contribui para a formação de fungos, portanto tomar banho e abrir os olhos com a lente pode contaminar ou deteriorar sua lente. Piscina então, nem se fala.

  1. Não descarte os óculos

Essa é uma dica prática. Ter os óculos a sua disposição pode ajudar em casos de imprevistos ou em períodos de descanso para o seu olho.

Faça o acompanhamento com um oftalmologista

Somente um oftalmologista poderá te instruir sobre detalhes de uso da sua lente de contato. Faça visitas periódicas e não negligencie nenhuma recomendação. É a saúde dos seus olhos que está em jogo.

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora