Tremor nos olhos: o que pode ser?


Olho tremendo ou tremor nos olhos é na realidade um tremor nas pálpebras e não do olho em si. Chama-se mioclonia e trata-se de um tremor involuntário das pálpebras que pode ocorrer sem um motivo aparente, mas que pode indicar também alguma doença nos olhos ou nos nervos da face.

O que quer dizer quando o olho esquerdo treme?

O tremor nos olhos, na linguagem da medicina, é chamado de blefaroespasmo essencial benigno e ocorre devido ao cansaço dos músculos da pálpebra.

O tremos é caracterizado por uma oscilação involuntária da região da pálpebra e dos olhos, decorrente de contrações de músculos.  Esses tremores podem ser sincrônicos ou alternados.

Se essa condição estiver a incomodar o paciente, é preciso que ele faça um minucioso exame oftalmológico, a fim de diagnosticar eventuais doenças associadas a esse tremor.

Em qualquer idade é possível  realizar o exame. Certamente o diagnóstico deve ser efetuado pelo médico oftalmologista.

O blefaroespasmo, na maioria das vezes é benigno, podendo ser leve, intenso, grave ou agudo.

O que fazer quando o olho fica tremendo?

Para que a pessoa possa se livrar  desse incômodo, dessa sensação de tremor, médicos especialistas recomendam que a redução da ingestão de cafeína.

Estudos demonstraram que a ingestão de cafeína propicia a libertação de neurotransmissores excitatórios, tais como a serotonina e a noradrenalina, que aumentam a atividade dos músculos e dos nervos.

Se for possível, evitar ambientes com muito vento, luz forte, sol e poluição são recomendados, pois essas situações só pioram o quadro. Além disso, evitar situações de estresses, diminuir ou interromper o consumo de bebidas alcoólicas.

Por que a pálpebra do olho fica tremendo?

A sensação é simplesmente incontrolável e incômoda. Mas, geralmente, desaparece após algumas horas ou até alguns dias.

Há alguns indícios que contribuem para essa situação, como, por exemplo:

  • estresse: como já sabemos, o estresse causa rigidez nos músculos, deixando-os tensos e contraídos. Em muitos casos, esses efeitos incidem também sobre as pálpebras, ocasionando assim os tremores.
  • cafeína: o consumo exagerado de bebidas cafeinadas acelera o organismo e, consequentemente, o deixa desidratado, permitindo a ocorrência de tremores.
  • vitamina B12, magnésio e potássio: a falta dessas vitaminas no organismo podem permitir a ocorrência de tremores. Essas vitaminas são importantes para o fortalecimento e hidratação dos músculos. Se elas estiverem baixas ou ausentes no organismo, os movimentos involuntários irão acontecer.
  • poucas horas de sono: insônia ou horas reduzidas de sono podem ocasionar tremores nos olhos. O ideal é fazer atividades físicas e relaxantes que auxiliam no equilíbrio do sono, evitando assim os espasmos.

Na literatura médica, há casos mais raros de tremores de olhos, especialmente, quando os espasmos acontecem independentemente da vontade do indivíduo e por longos períodos, o que altera o trabalho, a vida, o dia a dia da pessoa.

Para especialistas, a maioria dos casos de tremor de olhos não requer prescrição médica.

Se ocorrer, todavia, situações mais raras, o médico oftalmologista pode indicar tratamento com botox que pode resolver temporariamente o problema, uma vez que impede a conexão dos músculos e dos nervos. Nessa situação, o tratamento é feito com injeções de botox, para paralisar o músculo.

O que não pode ocorrer é o tremor se espalhar do olho para outras partes do corpo. Cuidado: isso pode ser uma forma de o corpo alertar de que algo não está a funcionar bem.

Nesse caso, é preciso consultar imediatamente o médico oftalmologista.

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora