Terçol: causa, sintomas e tratamento


O Calázio é uma lesão acometida frequentemente nas pálpebras, tendo como causa a retenção de secreção das glândulas de Meibômio, devido à inflamação crônica, resultante de um hordéolo ou uma inflamação da glândula.

O hordéolo é popularmente conhecido como Terçol e, em decorrência deste, pode-se desenvolver o Calázio.

Tal problema comumente ocorre através de uma bactéria denominada Staphylococcus sp, a qual se encontra na pele e nas fossas nasais da população.

É importante lembrar que a sua característica é bem semelhante a uma espinha (acne), e por isso frisamos que não se deve espremê-la ou passar qualquer tipo de medicação dermatológica nesta região, tendo o risco de causar uma lesão mais grave por se tratar de medicamentos que contem ácidos.

O Terçol é contagioso?

O Terçol não se trata de uma inflamação contagiosa, mas é necessário o acompanhamento médico para o tratamento adequado, evitando assim a recorrência desta lesão.

Como tratar o Terçol?

Pode ser resolvido com o tratamento clínico através de medicações alotrópicas (colírios específicos para os olhos).

Porém, quando ocorre a recorrência desta inflamação, originando-se um Calázio, pode ser necessário fazer a intervenção cirúrgica.

Em casos cirúrgicos é necessário a análise deste material (histológico), principalmente quando se trata de recorrência desta inflamação.

Como evitar o Terçol?

  • Evite esfregar os olhos;
  • Se for usuário de lente, sempre higienizar as mãos antes de colocá-las ou retirá- las;
  • Utilize sabonetes líquidos com PH neutro para limpeza do rosto;
  • Sempre que utilizar maquiagens, lembre-se de fazer a remoção de forma adequada, sem deixar vestígio na região das pálpebras, evitando a obstrução das glândulas e a proliferação de fungos e/ou bactérias;
  • Durma, sempre que possível, o suficiente para que os olhos produzam a lubrificação necessária.

Qual a diferença entre Conjuntivite e Terçol?

A Conjuntivite é uma inflamação que ocorre na conjuntiva. Pode-se dizer que as duas formas mais frequentes são a bacteriana e a viral.

Já o Terçol se dá por uma obstrução nas glândulas, conforme já mencionado.

Ressaltamos que independente dos sintomas oculares, procure sempre o oftalmologista para se ter diagnóstico e tratamento adequados.

 

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora