O que é a Cirurgia Refrativa?

Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico-ocular bastante simples e conhecido, feito através de um equipamento chamado Excimer Laser. Esse equipamento possui uma luz ultravioleta que remodela, suavemente, a superfície da córnea e modifica sua curvatura para corrigir os erros refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.

As técnicas cirúrgicas mais utilizadas:

LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis):

O LASIK é indicado para casos de córneas mais espessas, onde cria-se, a princípio, um flap na camada mais externa da córnea (epitélio), para após aplicar-se o laser na sua camada mais interna. Terminada a aplicação, o flap é reposicionado.

PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):

PRK é indicado para casos de córneas menos espessas, onde feita uma raspagem para remover o epitélio (camada mais externa do tecido corneano), onde a aplicação do laser é feita sem levantamento de flap, causando um desconforto mínimo.

Após a realização do procedimento, uma lente de contato terapêutica é colocada nos olhos para promover a cicatrização e o alívio do desconforto nos primeiros dias do pós-operatório.

Assim, o paciente submetido à cirurgia refrativa não sentirá nenhuma dor durante a cirurgia, que durará em torno 4 minutos. No entanto, nas cinco primeiras horas do pós-operatório, poderão ocorrer discreta sensação de ardência ocular e sensibilidade à luz.

Não é necessária internação do paciente, nem mesmo a utilização de tampões ou curativos. A cirurgia é feita em regime ambulatorial. Assim, o paciente é liberado alguns minutos após a cirurgia.

A possibilidade do paciente desenvolver alguma complicação que possa prejudicar a sua visão é mínima. Em média 95% dos pacientes alcançam excelentes resultados com apenas um procedimento. Porém, em aproximadamente 5% dos casos, os pacientes podem precisar de uma segunda cirurgia para retoque, uma vez que, como qualquer procedimento cirúrgico, o Excimer Laser apresenta limitações.

Durante a consulta preliminar todo o procedimento será explicado em detalhes pelo médico para que o paciente se sinta seguro.

Para se obter um bom resultado, é necessário que o paciente preencha os seguintes requisitos:

  • Possuir idade igual ou superior a 18 anos;
  • Não estar diagnosticado com doenças oculares;
  • Ausência de doenças sistêmicas;
  • Ausência de gravidez.

Comentários

Comentários

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora