O que é a miopia? Como esse diagnóstico pode ser corrigido?


Todos nós sabemos que o olho, tanto humano quanto de animal, é um órgão extremamente complexo e constituído de numerosas partes.

Se formos observar o ponto de vista físico, certamente, iremos perceber que o olho humano é formado por um conjunto de estruturas que atuam de forma específica para que o ato de olhar/ver possa acontecer.

Por exemplo, quando olhamos para algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz que atravessa pela pupila.

É por este espaço no meio da íris, chamado pupila que a imagem chega ao cristalino e é focalizada sobre a retina, onde os raios de luz são transformados em impulsos eletroquímicos e enviados pelo nervo óptico ao cérebro, que decodifica e interpreta a imagem captada.

Todavia, em se tratando da miopia, há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, não permitindo a nitidez.

Isto se deve ao aumento do comprimento que vai da córnea até a retina; também conhecido como diâmetro Ântero-posterior do olho.

A pessoa que possui miopia tem dificuldades de enxergar objetos distantes.

Mas, hoje em dia, a correção da miopia é feita comumente com o uso de lentes divergentes que fornecem uma imagem no ponto remoto do olho e que se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.

Como a miopia se desenvolve?

Miopia tem cura

A miopia pode ocorrer quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal.

Ao contrário de estar justamente na retina, a luz é focada na frente dela. Isso resulta em aparência borrada para objetos distantes.

De acordo com especialistas, a miopia está geralmente associada à genética, entretanto, é provável também que seu desenvolvimento ocorra em razão da exposição excessiva à luz artificial de celulares, computadores e outros dispositivos.

Existem diversas razões para o desenvolvimento de miopia, só que as causas exatas da miopia neste momento, não se tem, todavia há grande quantidade de informação sobre ela.

Qual é o grau de miopia?

De acordo com os especialistas em oftalmologia, não há como estabelecer qual é a faixa de grau específica e qual define se o grau de miopia é baixo, moderado ou alto.

Mas, há como classificar o grau de miopia da seguinte forma:

  • Baixa miopia: 0 a 2 graus,
  • Miopia moderada: de 2 a 6 graus,
  • Alta miopia: mais de 6 graus.

Em que idade a miopia estabiliza?

Diferenças entre oftalmologista e oculista

Não há uma regra para que o grau se estabilize. O que acontece com a maioria das pessoas é sofrer uma leve variação, para mais ou para menos, com o passar da idade.Pode-se ter uma média que a miopia se estabiliza por volta dos 23 anos; mas não se pode afirmar que isto ocorrerá em todos os casos.

A estabilização ou não está relacionada a fatores diversos, como estresse, alteração hormonal e, até mesmo, esforço ocular excessivo, com o uso de computadores e celular além de outras variáveis.

O que se percebe é que, com o avanço da idade, especialmente, após os 40 anos, a ocorrência  de algum grau de presbiopia e que muitos chamam de vista cansada ocorra.

A presbiopia nada mais é que a dificuldade em fazer leitura de perto de letras pequenas.

Mas, aqui, o interessante é que, para o míope, não haverá necessidade do uso de óculos, pelo contrário, ele vai “precisar” tirar os óculos para enxergar e ler.

Isso porque o míope, por exemplo, de 1 a 3 graus, após os 40 anos, vai apresentar uma boa visão de perto. Diferente dos hipermetropes ou de pessoas que nunca usaram óculos.

O míope certamente não terá dificuldades em ler cardápios, conferir extratos bancários ou ler bulas ou manuais.

Porém isso depende do grau da miopia e se ela está associada ou não com astigmatismo.

Deve-se saber que o grau da adição para ver de perto tem que ser uma adição igual aos dois olhos.

Por exemplo: se o paciente tem -3,00 em um olho e -1,00 no outro olho o correto após os 40 anos é dar uma adição correta e igual em ambos, e não somente retirar os óculos.

Qual o tipo de lente que corrige a miopia?

Para a maioria das pessoas, especialmente, as do grupo que possui grau baixo de miopia, é possível corrigir a visão apenas usando óculos ou lentes de contato.

Pacientes que possuem elevado grau de miopia devem ficar atentos e fazerem consultas periódicas devido ao risco de desenvolverem descolamento de vítreo, pequenas rasgaduras na retina e, em alguns casos, até deslocamento da retina.

As lentes de óculos para correção da miopia são as lentes divergentes que funcionam da seguinte maneira:

  • O distúrbio visual da lente faz com que a imagem seja focalizada antes da retina, de maneira que as lentes divergentes irão “empurrar” o foco para trás de onde ele se forma, deixando a imagem normal.
  • Quando os objetos passam pelas lentes divergentes, os raios luminosos abrem-se como se fossem um leque, prolongando a formação do foco da visão até ele ocorrer em cima da retina.
  • As lentes divergentes são mais espessas nas bordas do que no centro.

Lentes de contato:

A correção do grau da miopia pode ser feita através de lentes de contato gelatinosas ou semirrígidas

Quando a miopia for muito alta a qualidade da visão com as lentes de contato conseguem ser melhor do que com os óculos. Isto se deve ao fato das lentes estarem próximas da córnea e também pela diminuição da espessura das lentes em relação aos óculos.

As lentes tornaram-se uma excelente opção para pacientes que desejam ficar livres dos óculos e também para a prática de esportes.

Qual a idade ideal para fazer cirurgia de miopia?

exame-oftalmologico-infantil

A cirurgia refrativa para miopia é realizada em pacientes já com grau de miopia estabilizado e que não tenham outros problemas mais graves no olho, como, por exemplo, catarata, glaucoma ou olho seco etc.

Para saber se está estabilizado; o paciente deve estar com seu grau paralisado por pelo menos dois anos

Geralmente os médicos indicam a cirurgia em pacientes que já usaram óculos e/ou lentes de contato e estão dispostos a dispensá-los.

A idade mínima ideal é a partir dos 21 anos e a faixa de grau ideal para correção com laser seria de -1.00 até -8.00 de miopia. É claro que tudo depende se o olho suporta e está apto para ser operado.

Não basta querer operar; temos que avaliar se o olho pode ser operado sem que traga complicações para o paciente.

Todavia, quando a miopia é muito alta ou o paciente tem a córnea muito fina, a cirurgia a laser pode não ser indicada ou deve-se estar atento que pode não acabar com todo grau da miopia.

Vale lembrar que a indicação de uma cirurgia para correção de miopia deve ser realizada em pacientes que, além de apresentar os problemas de visão, perderam sua qualidade de vida e não estão dispostos mais a usar lentes de contato ou têm intolerância as mesmas.

A cirurgia é uma opção a mais para proporcionar qualidade de vida e correção para o grau da miopia.

Todo paciente que quiser saber se está apto a fazer tal procedimento, é preciso consultar um oftalmologista, pois, somente o médico poderá avaliar a eficácia do procedimento.

Depois disso, é necessário a realização dos exames, específicos para a cirurgia, como a Tomografia da Córnea e Câmara Anterior, que avalia a curvatura da córnea anterior e posterior, a paquimetria, que avalia a espessura da córnea em cada ponto da córnea e a microscopia especular, que avalia a contagem celular e o padrão das células endoteliais.

Esse post tem a intenção de ser um esclarecimento médico, e de orientação sobre o assunto e os possíveis tratamentos que podem ser realizados.

Para saber mais sobre o assunto, ligue para a gente e marque uma consulta.

Somente o especialista poderá lhe oferecer o melhor diagnóstico.

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora