Conheça os cuidados com lentes de contato

cuidados com lentes de contato

Separamos algumas dicas preciosas que vão te ajudar na hora de cuidar das suas lentes de contato.

Sensíveis, delicadas e fáceis de se perder: quem tem lentes de contato sabe da importância que é ter um cuidado especial com elas.

No final desse artigo você vai descobrir maneiras simples que vão auxiliar você na hora de limpar, armazenar e aplicá-las sem maiores problemas.

Limpeza e armazenamento

A limpeza deve ser meticulosa, já que uma lente de contato mal higienizada pode desencadear diversos distúrbios oftalmológicos, como conjuntivite ou úlcera nas córneas, por exemplo.
Primeiramente é fundamental estar com as mãos devidamente limpas. Em seguida certifique-se de que está utilizando a solução recomendada pelo seu oftalmologista – soro fisiológico, água ou shampoo neutro não vão garantir a limpeza completa da lente, ok? Lembre-se de higienizar o estojo das lentes também, e de renová-lo a cada três meses. Assim você evita qualquer acúmulo de sujeiras ou bactérias.
E, claro, estar atento a validade da lente. Usá-las fora desse prazo, além de não cumprirem mais com a função oftalmológica, podem acumular fungos que podem danificar o seu olho.

Lentes coloridas

As lentes de contato exigem alguns cuidados básicos antes de serem usadas, por isso é muito importante a opinião de um oftalmologista antes, mesmo se for uma lente decorativa. Estamos falando das lentes de contato coloridas, que não possuem uma função corretiva. O que muitos não sabem é que elas necessitam do mesmo nível de cuidado das lentes oftalmológicas convencionais. Isso abre espaço para curiosos de plantão que podem acabar não tendo o cuidado necessário para usá-las. Usar lentes de terceiros pode causar problemas gravíssimos como alergias e infecções úlceras corneanas que muitas vezes podem ser irreversíveis.

 

Cuidados com a lente de contato

Cuidados gerais

Quando você estiver usando lentes de contato é bom atentar para alguns cuidados importantes:

 

  1. Lembrar de removê-las

Por mais que pareça óbvia, essa é uma dica importantíssima. Muitas pessoas esquecem ou negligenciam o período de uso das lentes de contato, na maioria dos casos, dormindo com elas. Isso é muito grave, pois a lente de contato, ainda que cumpra sua função, atrapalha a respiração do olho, e ultrapassar o tempo indicado de uso pode contribuir para inflamações ou irritações no local.

 

  1. Não coce os olhos quando estiver usando-as

Na verdade não se deve fazer isso hora nenhuma, mas enquanto estiver com elas coçar pode machucar seus olhos ou danificar a superfície da lente ou mesmo arranhar seus olhos.

 

  1. Evite contato com a água

Isso serve tanto para limpeza como para outros hábitos. A água é um ótimo veículo de bactérias e contribui para a formação de fungos, portanto tomar banho e abrir os olhos com a lente pode contaminar ou deteriorar sua lente. Piscina então, nem se fala.

 

  1. Não descarte os óculos

Essa é uma dica prática. Ter os óculos a sua disposição pode ajudar em casos de imprevistos ou em períodos de descanso para o seu olho.

 

Faça o acompanhamento com um oftalmologista

Somente um oftalmologista poderá te instruir sobre detalhes de uso da sua lente de contato. Faça visitas periódicas e não negligencie nenhuma recomendação. É a saúde dos seus olhos que está em jogo.

Comentários

Comentários

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora