Como a conjuntivite é transmitida?

conjuntivite

Descubra como a conjuntivite é transmitida e aprenda a se prevenir dessa doença

Já aconteceu de você se deparar com alguém que estava com o olho vermelho e ficar preocupado em contrair conjuntivite? Ou você estar com conjuntivite e ficar com receio de chegar perto das pessoas? Bom, é muito comum ter essas preocupações, pois essa doença pode ser altamente contagiosa.

Separamos algumas dicas e informações sobre a conjuntivite que vão te ajudar na hora do tratamento e prevenção.

O que é a conjuntivite?

Sabe a região branca do olho? Ela é recoberta por uma membrana transparente chamada conjuntiva. Ela é responsável pela lubrificação e proteção dos olhos contra impurezas externas. A conjuntivite é justamente quando essa membrana inflama, causando vermelhidão e muito desconforto para a pessoa.

Essa inflamação pode ser derivada de uma infecção ou de uma alergia. No caso da conjuntivite infecciosa a transmissão pode ser viral ou bacteriana, logo, qualquer contato direto com alguém infectado pode transmitir a doença. Já a conjuntivite alérgica é ocasionada devido à alguma fragilidade no sistema imunológico da pessoa, logo não é contagiosa.

Existem elementos externos que também podem desenvolver a conjuntivite, como cloro das piscinas, poluição dos carros, maquiagens próximas do olho, produtos de limpeza, entre outros.

Como posso me prevenir?

A lista de cuidados pessoais para evitar a conjuntivite consiste em higiene e bom senso. Maquiagens, lentes de contato, toalhas são objetos pessoais e podem ser veículos de transmissão quando compartilhados, portanto não compartilhe-os. Expor seus olhos à sujeira, como abri-los debaixo d’água ou coçá-los com as mãos sujas também são formas de contrair conjuntivite.

Vale lembrar que em caso de qualquer sintoma (coceiras, vermelhidão, fotossensibilidade, etc.) procure o oftalmologista. Usar pomadas ou colírios sem prescrição médica podem agravar a sua situação.

Comentários

Comentários

Entre em contato

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Será uma satisfação atendê-lo(a)!

Acesse Agora